Posição: Defesa, Médio e Avançado.
49/50-Lusitano F.C.--jun.
50/51-Lusitano F.C.--II
51/52-Lusitano F.C.--III
Representou ainda o G.D. Celeiro, Sporting da Covilhã o S.L. Benfica e Os Nazarenos.
Foi sem duvida um dos melhor jogador a sair do Lusitano e da cidade de Vila Real de Santo António. Tem como conquista máxima um Bi-Campeonato Europeu de clubes ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, assim como 9 campeonatos nacionais e 4 taças de Portugal.
Ao serviço do SLB marcou 125 golos em 542 jogos, e foi internacional por 18 vezes.
Jogou 14 épocas, entre 55/56 e 68/69, marcando 125 golos (5 hat-tricks - 3 de 3 golos e 2 de 4 golos) em 542 jogos. Estreou-se a 01/12/55, na festa do primeiro aniversário do Estádio do SLB, frente ao Valência, jogando na posição onde se viria a notabilizar: extremo esquerdo (238 jogos).
O treinador era, então, Otto Glória. Cavém era um jogador imprevisível a driblar e a cabecear.
Um atleta brioso, que dava o máximo do seu esforço pela vitória. Era decidido, arrojado, voluntarioso e revelava um excelente sentido de oportunidade. Perfeito intérprete do futebol atlético, Cavém foi o maior polivalente do futebol português. Adaptável a qualquer posição, jogou em 9 lugares (só não foi titular como guarda-redes e como avançado-centro), distinguindo-se não só como extremo esquerdo mas também como defesa direito (197 jogos).
Foi esta a posição que ocupou até ao final da sua carreira, após a chegada de Riera, na época de 62/63. Internacional em 18 jogos, marcou 5 golos pela Selecção portuguesa. Pelo Benfica, foi Bicampeão Europeu, venceu 9 Campeonatos Nacionais e 4 Taças de Portugal.
Detém o golo mais rápido em finais da Taça: no jogo decisivo de 58/59, disputado frente ao FC Porto, no Estádio Nacional, Cavém abriu o activo aos 27 segundos, fixando, ao mesmo tempo, o resultado do encontro.
In ZeroZero.pt
Retirado do blogue, Antigas Glorias do Futebol Algarvio e Alentejano
Sem comentários:
Enviar um comentário