quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

3º Divisão Nacional vai desaparecer

A Federação Portuguesa de Futebol apresenta duas propostas de alterações a todos os campeonatos nacionais sobressaindo, em ambas, a extinção da actual 3ª Divisão Nacional. A SuperLiga mantém, em ambas, o actual figurino mas o mesmo não se passa na Liga de Honra. Também a 2ª Divisão sofre alterações mas as maiores são mesmo na 3ª Divisão.
O campeonato Nacional da 3ª Divisão parece ter os dias contados. A FPF deu a conhecer duas propostas de alterações aos quadros competitivos, propostas essas que estão disponíveis no site da Associação de Futebol do Algarve (www.afalgarve.pt).

A 3ª Divisão deixará de existir nos actuais moldes e passará a designar-se C.N. 3ª Divisão Pró-Nacional, competição que serádisputada no final da época, a partir de 1 de Abril, e na qual participarão os campeões distritais das respectivas associações que integrará Séries de 4 clubes. Os vencedores (Proposta 1) e os vencedores mais os 4 melhores segundos classificados (Proposta 2) ascenderão à 2ª Divisão Nacional.

Nota-se, em cada uma das propostas, que os campeonatos distritais também saem afectados uma vez que o número de clubes terá obrigatoriamente que ser reduzido para que a competição esteja concluída a 30 de Março, tal como é exigido.

Numa leitura mais simples, e tomando o Campeão do Algarve como exemplo, este, finda a campanha na região, até 30 de Março, passará, depois, a integrar uma série de 4 clubes e, se a vencer, subirá à 2ª Divisão Nacional. Dois títulos e a subida de dois escalões, tudo na mesma época. Se não conseguir subir à 2ª Divisão, volta ao regional.

Proposta 1
SuperLiga: Mantém a estrutura actual
Liga de Honra:
Passa a designar-se C.N. 1ª Divisão e com 32 clubes inseridos em duas Séries de 16 cada. Sobem à SuperLiga dois clubes, os vencedores das Séries. Descem à 2ª Divisão 4 clubes (dois últimos de cada Série).
C.N. 2ª Divisão:
64 clubes distribuídos por 4 Séries de 16 clubes cada. Sobem à 1ª Divisão (ex-Liga de Honra) 4 clubes; o vencedor de cada Série. Descem à 3ª Divisão Pró-Nacional 12 clubes; os três últimos de cada Série.
C.N. 3ª Divisão Pró-Nacional:
Será disputado em duas fases: uma de âmbito regional e outra de âmbito nacional. A Fase Nacional será disputada por 24 clubes das respectivas associações. Estes 24 clubes serão inseridos em 6 Séries de 4 e no final da competição subirão à 2ª Divisão Nacional os dois primeiros classificados de cada Série. Os restantes descem para os respectivos regionais.

Proposta 2
SuperLiga: Mantém a estrutura actual
Liga de Honra:
Como actualmente. 16 clubes e no final da prova sobem à SuperLiga os dois primeiros, descendo à 2ª Divisão Nacional os três últimos classificados.
C.N. 2ª Divisão:
48 clubes distribuídos por 3 Séries de 16 clubes cada. Sobem à Liga de Honra 3 clubes; o vencedor de cada Série. Descem à 3ª Divisão Pró-Nacional 9 clubes; os três últimos de cada Série.
C.N. 3ª Divisão Pró-Nacional:
Será disputado em duas fases: uma de âmbito regional e outra de âmbito nacional. A Fase Nacional será disputada por 20 clubes das respectivas associações. Estes 20 clubes serão inseridos em 5 Séries de 4 e no final da competição subirão à 2ª Divisão Nacional os vencedores de Série mais os 4 melhores segundos classificados. Os restantes regressam aos respectivos regionais. in Algarve Desporto
Se o Lusitano for Campeão este ano sobe á 3ª Divisão, mas se até 2010 não conseguir subir a 2ª Divisão volta para o Distrital, mesma que consiga a manutenção na 3ª Divisão.

Se isto tivesse acontecido este ano teríamos um Campeonato Distrital com equipas como o Louletano, Campinense, Messinense, Silves, Farense e Quarteirense. Na 2ª Divisão em caso de descida o Beira-Mar e o Lagoa descem directamente ao Distrital.

E a vitória no campeonato distrital não garante a subida aos nacionais.

Não me parece que seja muito justo acabar com a 3ª Divisão. Com estas alterações as equipas dos distritais participam na Taça de Portugal??

Espero bem que a FPF não caia no erro que são estas 2 propostas.


Sem comentários: