segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Alteração dos Campeonatos Distritais.

Noticia retirada do site Algarve Desporto.

Para debater e votar propostas de alteração aos campeonatos Distritais de 1ª e 2ª Divisões, propostas que vêm no seguimento das alterações aos quadros competitivos apresentados pela FPF, a Associação de Futebol do Algarve reúne-se em Assembleia-Geral Extraordinária no próximo sábado à noite. A 1ª Distrital vai continuar com 16 clubes.

A proposta que a Associação de Futebol do Algarve vai apresentar aos clubes seus filiados no próximo sábado à noite em Assembleia-Geral, está no Site da AFA. Refira-se, a proposta vem no seguimento do novo quadro competitivo nacional que sábado de manhã será debatido e votado em reunião da FPF.

Assim, propõe a AFA, que o campeonato Distrital da 1ª Divisão – o principal e que apurará o campeão para a Fase 3ªDivisão Pró-Nacional - seja disputado por 16 clubes tal como actualmente. No caso da AFA poder indicar mais do que um representante nas provas federativas, classificar-se-ão para essa prova os clubes que se seguirem na classificação da 1ª Divisão Distrital.

Na 1ª época em que for implementado o novo sistema (a AFA crê que em 2010/2011) o quadro de participantes no campeonato Distrital da 1ª Divisão será preenchido da seguinte forma: Todos os clubes que não ficarem nos nacionais (1 Liga, II Liga e 2ª Divisão Nacional) e a estes juntar-se-ão todos os clubes da 1ª Divisão Distrital, por ordem classificativa, até perfazerem um total de 15, e finalmente o campeão Distrital da 2ª Divisão, que virá a dar o total de 16 clubes.

Depois disto, em cada época que se seguir, o quadro de participantes no campeonato Distrital da 1ª Divisão será preenchido da seguinte forma:
- Todos os clubes que descerem do campeonato Nacional da 2ª Divisão
- Os três clubes que subirem da 2ª Divisão Distrital
- A estes juntar-se-ão, até perfazerem o total de 16 clubes, por ordem de classificação, os clubes que disputaram o anterior campeonato Distrital da 1ª Divisão e que não ficaram qualificados para provas nacionais.

Naturalmente que há as descidas à 2ª Divisão Distrital. Aqui descerão ao campeonato secundário os dois últimos da tabela e mais os que forem ‘empurrados’ por clubes algarvios que desçam dos nacionais, tal como agora. Da 2ª Distrital à 1ª, sobem os três primeiros classificados, o que já acontece neste momento.

Uma novidade, tem a ver com os recintos desportivos: Os jogos da 1ª Divisão disputam-se em campo relvado (natural ou sintético). Esta norma só se torna obrigatória para qualquer clube quando ele disputar este campeonato pela terceira vez consecutiva ou a quarta alternada, e começa a contar a partir da época 2009/2010.

Finalmente vão desaparecer os campos pelados da 1ª Divisão distrital, uma regra que peca por tardia.

Sem comentários: